Venda mais criando vídeos dos seus produtos

Entre nesta nova tendência para aumentar suas vendas.

A atenção do consumidor é cada vez mais curta. Isso colocou em alta os formatos de vídeos curtos verticais como vemos no Instagram Reels, Youtube Shorts e TikTok. Na Ásia, Europa e Estados Unidos, marcas DTC (Direct to consumer) fazem publicidade de seus produtos nessas redes e enviam o tráfego para suas próprias lojas online.

Contexto na América Latina
Na América Latina essa tendência não se deu. Os motivos são vários:
-O consumidor ainda não se sente totalmente confortável realizando compras em lojas não reconhecidas.
-Há um menor leque de produtos que são comprados por impulso. Coisas que as pessoas não precisam mas um bom vídeo pode convencê-las a comprar.
-Não há fornecedores logísticos sólidos que ofereçam entregas rápidas e baratas.
-Ninguém vai gastar dinheiro em publicidade para enviar tráfego a um marketplace (como Mercado Livre) onde além disso vai pagar uma comissão por venda.

Por que isso pode mudar?
Há alguns meses o Mercado Livre lançou Clips, uma plataforma de vídeos dentro do app mobile onde vemos os produtos à venda. Isso resolve o problema, já que é o Mercado Livre o gerador de tráfego, quem gera a confiança e quem oferece entregas rápidas e baratas. A única coisa que o vendedor tem que fazer é gerar vídeos atrativos.

A seção de clips existe há um tempo, por que agora deveria explodir?
Recentemente o Mercado Livre adicionou uma nova campanha para expandir o consumo de clips nos compradores. Quando você entra para ver um vídeo ele oferece compartilhar vídeos e ganhar um cupom de 20 USD se conseguir atrair mais pessoas. Além disso vemos outras coisas interessantes:
-Poder entrar na página do vendedor.
-Página de perfil com seus vídeos e produtos.
-Possibilidade de seguir para ser notificado quando criar novos vídeos.
-Contador de visualizações no vídeo.

Como sei se devo entrar nessa tendência?
Nosso blog se chama "Líderes de mercado", não "Seguidores de mercado". Então sempre vamos ser a favor de ser pioneiros. Quando uma tendência recém começa é quando há melhores resultados. Você vai obter muita visibilidade e ainda há pouca concorrência.

Como fazer um bom vídeo?
-Pense no seu hook. Esses primeiros 5 segundos do vídeo têm que captar a atenção do cliente, senão vão continuar scrollando.
-Adicione legendas, muitas pessoas podem estar vendo o vídeo no mudo.
-Faça tomadas curtas, de aprox. 5 segundos para manter o espectador entretido.
-Não precisa de uma grande produção, um roteiro curto e divertido é a receita do sucesso.

O que você está esperando?
Não perca a oportunidade de começar a promover esses produtos que não estavam vendendo. Além disso, como o vídeo é seu, você não compete em preço com outros vendedores.