Mercado Envios 1 - Guia completo

Contamos tudo sobre esta modalidade de entrega pensada unicamente para produtos pesados e volumosos

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos. Depois da pandemia nos acostumamos a que quase tudo pode ser comprado pela internet. Mas o que acontece com produtos como sofás ou geladeiras?

O problema
Com a criação do Mercado Envios os custos de entrega baixam, os tempos se agilizam e a rastreabilidade aumenta. Foi uma grande vitória para o e-commerce, mas levar produtos pesados e/ou volumosos tem outra complexidade. O tamanho dos veículos deve ser muito maior que o tradicional, o produto muitas vezes requer duas pessoas para ser movido, os custos de entrega variam muito segundo a distância e há lugares onde se torna impossível entregar para vendedores muito afastados.

A solução
Mercado Envios 1 nasce como uma solução para este problema. Permite que o vendedor seja o responsável pela entrega deste produto, mas mantendo a transparência de custos e prazos.

Benefícios para o comprador
-Preços claros para o custo de envio.
-Prazos certos para a data de entrega.

Benefícios para o vendedor
-Você decide o custo e prazos de entrega.
-Maior visibilidade nos seus produtos dentro do Mercado Livre.
-Ao oferecer uma melhor experiência, você aumenta as possibilidades de venda. Neste tipo de produtos, o maior concorrente ainda é o vendedor offline que tem décadas de trajetória.

Como se implementa
O processo é um pouco difícil, mas vamos explicar passo a passo.

Primeiro passo - Falar com seu KAM
Este provavelmente seja a parte mais difícil de todas, porque se você não tem KAM não há nada que possa fazer. KAM vem de Key Account Manager e faz referência ao executivo de conta que o Mercado Livre te designa. Não se sinta mal se não tiver um, só os grandes vendedores do Mercado Livre o têm. E não há uma forma transparente de ter um, pode ser por ter muito faturamento, uma marca prestigiosa ou outro motivo que torne sua conta estratégica para o Mercado Livre.
Assumindo que você já tem seu KAM, comunique-se e diga que quer começar a trabalhar com Mercado Envios 1.

Segundo passo - A tabela de axado
Seu KAM vai te enviar um Excel GIGANTE que inclui todos os CEPs do seu país, onde você tem que informar quanto quer cobrar por cada envio e quanto demora para entregar. Você pode informar mais de uma opção segundo faixa de peso do produto.

Terceiro passo - Passar seus anúncios para ME1
Uma vez que seu KAM carregar sua tabela de axado você já tem Mercado Envios 1 ativo, só que não tem nenhum anúncio com essa modalidade de envio. Você pode passar para essa modalidade qualquer anúncio que tenha Envio a combinar com o vendedor, deverá carregar também o peso e dimensões do produto.

Quarto passo - Habilitar o tarifador dinâmico (opcional)
Este passo é opcional e só pode ser feito se você trabalha com um integrador como Administrado. Para poder mudar as tarifas e prazos de entrega, você precisa ter um tarifador dinâmico. Para isso deve se comunicar com seu KAM e dizer que quer habilitar o tarifador dinâmico com Administrado (ou outro integrador) e preencher o Excel que esse integrador fornecer. Você poderá modificá-lo quantas vezes quiser.

Quinto passo - Gerenciar as vendas e reportar entregas
Uma vez que receber vendas deverá informar quando a entrega passar a ser despachada e quando estiver entregue. Terá também a possibilidade de carregar um link de tracking.

Por que é importante adaptar?
Vamos dar um exemplo. Em anúncios de catálogo, a experiência de envio supera a competição de preço para ganhar a buybox. Ou seja, se você oferece um produto com Envio a combinar com o vendedor, e um concorrente oferece esse mesmo produto com Mercado Envios 1, você vai perder a buybox mesmo tendo melhor preço que seu concorrente.

Como o Administrado pode te ajudar?
Uma vez que você tenha ME1 habilitado, pelo Administrado você poderá criar o tarifador dinâmico, passar seus anúncios para ME1 e gerenciar as vendas realizadas.