Vender pela internet pode ser muito estressante. Lembro de uma palestra do Tito Loizeau onde ele dizia que empreender muitas vezes se sente como estar na selva, e que o que acontece não é que as coisas melhoram, mas que a gente de certa forma se torna um tarzan e aprende a conviver em harmonia com todos esses perigos que a selva traz. Nesta nota vamos revisar os pontos mais intensos e como enfrentá-los.
Quando perguntam às crianças o que querem ser quando crescer, costumam responder: astronauta, bombeiro, médico, etc. Até agora não ouvi nenhuma dizendo que queria trabalhar na operação de um e-commerce. Tenha isso em conta, as pessoas vão trabalhar com você porque precisam de um emprego. Nossa recomendação é que mais do que buscar experiência, você aponte para encontrar certos valores nas pessoas que adicionar à sua equipe. Acreditamos que responsabilidade, capacidade de aprendizado e boa energia são valores cruciais para essas tarefas. Há pessoas de todas as idades com vontade de trabalhar e esses valores, quanto mais diversa for sua equipe, melhor.
Em tecnologia as coisas não se mantêm estáticas por muito tempo. É importante se manter atualizado sobre cada mudança que surgir. Aprender as coisas é relativamente fácil. O que pode ser difícil é desaprender o que já não serve, perder os vícios. Outra coisa que recomendamos neste sentido é fazer parte de um grupo de pares, gerar vínculos de confiança com pessoas que fazem o mesmo que você pode fazer você se sentir menos sozinho neste caminho.
Quando eu era mais jovem administrava um negócio atacadista e me fizeram muitas maldades. No início pode ser duro, mas com o tempo a gente vai ficando mais esperto e além disso vai formando um círculo de pessoas de confiança. Alguns conselhos:
-Olhe bem dos dois lados cada cheque que receber.
-Se movimentar dinheiro em espécie, conte sempre. Se movimentar dólares, verifique se não são falsos.
-Conte sempre a quantidade de volumes quando receber mercadoria.
-Realize controles aleatórios que se sobreponham aos da sua equipe.
-Coloque câmeras no seu depósito. Vamos fazer uma nota particular sobre roubos.
Isso nos aconteceu mais vezes do que eu gostaria. O negócio parece funcionar bem e ser rentável até que do nada aparece um gasto que não esperávamos a quebrar nosso balanço. Isso se ataca de duas maneiras: melhorando a previsibilidade e tendo economias para emergências.
A previsibilidade se consegue primeiro mantendo uma contabilidade organizada de tudo que você deve e vai dever. Geralmente as surpresas podem vir por dívidas ou impostos futuros, mas também por processos, furtos ou acidentes.
As economias são chave, quase todos os problemas que enumeramos se resolvem com dinheiro. Mas se você não tem esse dinheiro seu estresse vai subir abruptamente e talvez você quebre. É melhor pensar duas vezes antes de distribuir dividendos e dormir tranquilo.
Quanto mais vendemos, mais clientes temos que atender. Isso, somado ao fato de que o comprador não te conhece e os dados de ambos são cada vez mais anônimos, resulta em que o comprador não necessariamente seja cortês quando tiver um problema. Idealmente você deveria poder delegar essas tarefas mais cedo do que tarde, já que podem drenar sua energia. Enquanto isso, não leve nada para o lado pessoal. E se algum produto te traz muitos problemas, talvez o melhor seja parar de vendê-lo.
Pode acontecer de você se empolgar quando ver tudo o que está faturando, mas quando depois fizer bem as contas, ver que não sobrou muito dinheiro. O Mercado Livre explora ao máximo a competição entre vendedores, o que permite oferecer preços mais baixos aos seus compradores.
A realidade é que, dependendo da indústria, suas margens podem chegar a ser muito baixas, chegando até a 4%. Por isso é muito importante que você faça bem suas contas, mitigue riscos e evite surpresas. Se tudo andar bem, você deveria poder conviver com essas margens, sempre buscando novos produtos que permitam ganhar mais.
Seu trabalho como dono de negócio deve ser mitigar a maior quantidade de riscos possíveis. Não é desculpa o descumprimento de alguém para prejudicar sua operação. Você deverá tomar as precauções necessárias para que nada possa afetá-la; seja contar com duas impressoras para as etiquetas, mais de uma pessoa no depósito ou mais de um fornecedor para seus produtos mais vendidos.
Viva no país que viver, a burocracia está presente em todos os países da América Latina. E infelizmente, às vezes as regulamentações não fazem muito sentido ou são impraticáveis. É importante que você se informe de todas as obrigações que tem como comerciante e cumpra com as habilitações e impostos requeridos. Isso costuma ser muito doloroso no início, mas depois a operação se estabiliza e você não deveria ter maiores inconvenientes.
Os vendedores no Mercado Livre são uma commodity. Só importa sua reputação e o preço dos seus produtos. É muito importante que cuide desses dois pontos. Além disso, o melhor é também buscar oportunidades fora: em outros marketplaces, vendendo para atacadistas ou em uma loja física.
Administrado é um software para vendedores do Mercado Livre que facilita sua operação. Com ele você vai ter ferramentas para gerenciar seu negócio, analytics avançados, informação sobre o que mais vende e módulos para automatizar tarefas diárias.
No início é normal se sentir sobrecarregado. Com o tempo, alguns problemas se solucionam e se aprende a conviver em paz com eles. Como diz o famoso ditado:
Conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso, e a sabedoria para reconhecer a diferença