Como funciona catálogo e o que é a buybox?

O catálogo faz com que o melhor vendedor leve quase todas as vendas de um produto. Te explicamos como usar isso a seu favor.

A Amazon inventou a buybox no ano de 2005. E foi um sucesso, simplificou a experiência de compra e fomentou a competição entre os vendedores. Isso resultou em preços competitivos, melhores prazos de entrega e um excelente atendimento ao cliente. No final de 2019 o Mercado Livre copiou essa funcionalidade e obteve excelentes resultados.

O que é a buybox?
Antes da buybox cada vendedor podia criar um anúncio de qualquer produto e todos apareciam quando você fazia uma busca. Agora só aparece um resultado por produto. Quando você entra nesse produto e clica em Comprar, automaticamente está comprando do vendedor que tem a proposta mais competitiva naquele momento.

Por que é excelente da perspectiva do comprador?
Porque o comprador não te conhece, só sabe que quer seu produto ao melhor preço possível e não ter problemas.

Como isso afeta os vendedores?
O mecanismo faz com que a competição de preços seja feroz, recompensando o melhor oferente e castigando vendedores menos eficientes.

Qual é o impacto?
Mais de 55% das vendas dos nossos vendedores são na modalidade de catálogo.

Como o Mercado Livre implementa o catálogo?
Este é um processo um pouco tedioso para o Mercado Livre e envolve vários passos:
-Identificar um produto único. Usa códigos únicos (GTIN) como o ISBN, UPC, EAN, etc. Basicamente o famoso código de barras.
-Gera uma ficha desse produto. Inclui título, fotos, ficha técnica e descrição do produto.
-Uma vez que habilita o produto, busca todos os anúncios ativos que pertençam a esse produto para convidá-los a migrar para um anúncio de catálogo.
-O anúncio que tiver boa reputação e o melhor preço ganhará a buybox. Isso significa que quando um cliente clicar em Comprar, será seu anúncio que levará a venda.
-Os vendedores são notificados do preço necessário para roubar a buybox do ganhador atual.

Quem responde as perguntas em um produto de catálogo?
O vendedor que naquele momento está ganhando a buybox. Isso pode gerar alguns problemas. Por exemplo, alguns produtos como leites em pó para bebês baixam abruptamente de preço quando estão próximos do vencimento. O comprador pergunta a data de validade e recebe uma resposta de um vendedor, mas quando realiza a compra acaba comprando de outro, com uma data de validade diferente.

O que acontece com as avaliações do produto?
Todas as avaliações passam a ser do produto. Isso em linhas gerais é muito positivo, embora às vezes gere alguns problemas como um produto ser avaliado com 1 estrela porque chegou quebrado, o que é culpa do vendedor e não do produto.

Posso ganhar a buybox se não tenho o melhor preço?
Sim, há duas exceções. Se você oferece um melhor financiamento para o produto ou se oferece uma forma de entrega mais rápida que seus concorrentes.

Qual é o futuro do catálogo?
O Mercado Livre busca que cada vez mais produtos sejam oferecidos em catálogo. Sempre vai haver produtos que fiquem de fora. Mas tudo que tiver código de barras, eventualmente vai acabar no catálogo.

Como o Administrado pode me ajudar?
Nosso software te dá ferramentas para que você possa ver em tempo real em quais produtos está perdendo a buybox, te notificamos em tempo real quando você perde e te permitimos modificar o preço para voltar a ser o ganhador.